Liberado suporte de replicação “AZURE to AZURE” para VMs com S2D

Buenas Pessoal!!

Agora é possível configurar através do Azure Site Recovery, a replicação de VMs que utilizam o S2D (Storage spaces direct), armazenamento definido por software.

Abaixo um exemplo representado de duas VMs no Azure com failover cluster usando S2D:

storagespacedirect

Considerações importantes antes de implementar:

  • Quando você estiver configurando uma testemunha de nuvem para o cluster, mantenha a testemunha na região da Recuperação de Desastre.
  • Se você pretende fazer failover das máquinas virtuais para a sub-rede na região de Recuperação de Desastre, que é diferente da região de origem, o endereço IP do cluster precisa ser alterado após o failover. Para alterar o IP do cluster, você precisa usar o script de plano de recuperação do ASR.

Link oficial de referência: https://docs.microsoft.com/en-us/azure/site-recovery/azure-to-azure-how-to-enable-replication-s2d-vms

Abraços 😉

Eduardo Kieling

Autor: Eduardo Kieling

Mestre em Computação Aplicada e Bacharel no curso de Ciência da Computação, Eduardo Kieling é especialista em infraestrutura de TI com ênfase em Cloud Computing, possuindo grande experiência no mercado e atuando em diversas empresas. Hoje é líder de time de Microsoft Azure e Arquiteto de Soluções em Nuvem Sênior, responsável pelo desenho de soluções, implementação e administração de diversas tecnologias. Tem como prática palestras e artigos técnicos, para a comunidade técnica.