Configurando o Passwordless com o seu Authenticator APP

Opaa!!

A Microsoft colocou em preview mais uma grande funcionalidade para a área de segurança, a possibilidade de utilizar o aplicativo Microsoft Authenticator para logar no Azure sem a necessidade de utilizar senha, e por que isso é relevante? Um dos meios mais utilizados para roubar senhas hoje em dia, é através de um keylogger, ou seja, capturar  a senha e usuário no momento que o usuário estiver digitando, porem este é apenas um dos problemas que ele vem para resolver, outra questão importante é evitar o armazenamento de senhas.

microsoft-authenticator-app
Vamos testar? Segue o passo a passo de como habilitar:

  1. Primeiro vamos abrir no menu o item “Azure Active Directory“:
    1
  2. Dentro do Azure AD, vamos na guia “Segurança“:
    2
  3. Na guia segurança vamos em “Métodos de Autenticação“:
    3.1
  4. Podemos visualizar agora a opção “Microsoft Authenticatos Passwordless Login“:
    4
  5. Finalizando, para habilitar temos que clicar em “Habilitar” e escolher se vamos habilitar para todos os usuários ou alguns selecionados, neste caso coloquei para todos:

5

 

Fácil não e aumenta bastante a segurança de sua infraestrutura!!
Abraço
Eduardo Kieling

Autor: Eduardo Kieling

Mestre em Computação Aplicada e Bacharel no curso de Ciência da Computação, Eduardo Kieling é especialista em infraestrutura de TI com ênfase em Cloud Computing, possuindo grande experiência no mercado e atuando em diversas empresas. Hoje é líder de time de Microsoft Azure e Arquiteto de Soluções em Nuvem Sênior, responsável pelo desenho de soluções, implementação e administração de diversas tecnologias. Tem como prática palestras e artigos técnicos, para a comunidade técnica.