PublicPreview: Microsoft surpreendendo com novos tamanhos de discos no Azure…Até 32TB com 20mil IOPs em um único disco!!!

Disk_Image

Eaii galeraaa, Microsoft surpreendendo com uma grande noticia para o armazenamento no Microsoft Azure, agora podemos contar com os “Large Disks” ou no português: “Discos Grandes”. Teremos a possibilidade de ter em um único disco para dados,  até 32TB para armazenamento, contando com incríveis 20mil IOPS, isso mesmo, 20mil IOPs, bastante coisa né?

 

Premium SSD:

Premium SSDs são ideais para bancos de dados como SQL Server, MongoDB e etc… Que requerem alta perfomance e baixa latência.

Premium SSD

Standard SSD:

Standard SSD, são ideais para servidores WEB, Aplicações que precisem de baixa latência, performance consistente e baixos níveis de IOPs.

Standard SSD

Standard HDD:

Standard HDD são baseados em discos magnéticos e oferecem melhor custo benefício para ambientes de desenvolvimento e teste.

Standard HDD

Lembrando que sempre é importante validar se a Máquina Virtual provisionada irá suportar a quantidade de IOPs planejada. Como podem ver no exemplo abaixo, os tamanhos “DS11_v2” e  DS12_V2,  não suportam 20mil IOPs, portanto, caso seja provisionado um único disco com essa quantidade de IOPs ou discos agregados em um storage pool nesta mesma quantidade de IOPs, eles serão limitados a quantidade suportada pela Máquina Virtual.

Exemplo de Tamanho de VMs vs Throughput:

VMs Sizes Example

Link oficial com maiores detalhes:

https://azure.microsoft.com/en-us/blog/introducing-the-public-preview-of-larger-managed-disks-sizes/

Autor: Eduardo Kieling

Mestre em Computação Aplicada e Bacharel no curso de Ciência da Computação, Eduardo Kieling é especialista em infraestrutura de TI com ênfase em Cloud Computing, possuindo grande experiência no mercado e atuando em diversas empresas. Hoje é líder de time de Microsoft Azure e Arquiteto de Soluções em Nuvem Sênior, responsável pelo desenho de soluções, implementação e administração de diversas tecnologias. Tem como prática palestras e artigos técnicos, para a comunidade técnica.